As Praias:

Canoa Quebrada:
Localizada em uma região privilegiada na América do Sul, aproximadamente a 3º da linha do Equador, possui um clima estável, entre 27º e 30 ºC durante todo o ano. Tem sim alguns meses de chuva que alcança para abençoar as praias com magníficos coqueiros, falésias, lagoas que nos surpreendem entre as enormes dunas de areia. Durante o decorrer do ano, o céu resplandece em um azul invejável e seus moradores sorriem com a satisfação de quem sabe ser dono de um pequeno paraíso.
A origem desta antiga vila de pescadores foi no ano mil seiscentos e cinqüenta, localizada no município de Aracati. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila. Este cenário cinematográfico fica a apenas 175 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte de Canoa Quebrada são as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas, entre elas se encontram: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas. Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou à cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de paramente, buggy e quadriciclo. Canoa Quebrada possui características geográficas particulares. Além de ter temperatura estável (entre 27 e 30ºC) o ano todo, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, cria um ambiente ideal para prática de vôo com parapente e ventos vindos do leste de até 30 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem crescendo rapidamente na região. Se quiser levar um pedacinho de cultura brasileira você pode receber aulas de capoeira na sua estada em Canoa. E o mais importante! No alto da maior duna de Canoa, pode se apreciar um dos maiores espetáculos do nordeste, o Pôr do sol de Canoa. Para os mais místicos o Pôr do sol visto desde a maior duna de Canoa Quebrada tem uma energia diferente aos outros locais. Depois de todo este SPA energético, recupere o fôlego, porque ainda nem começou o que á de mais quente no Ceará, “A noite da Broadway” (rua principal de Canoa Quebrada).



Morro Branco

Bem-vindo às mais elas praias do CearáAo encontrar na estrada a placa que o recebe nas mais belas praias do Ceará (foto à direita) pode entrar sem receio: você vai encontrar praias e atrações inigualáveis.
Morro Branco fica no município de Beberibe, a aproximadamente 80 km de Fortaleza, e é possível chegar tanto pela BR-116 como pela CE-040.

Provavelmente antes de ir a Morro Branco você tenha ficado um par de dias na cidade de Fortaleza. Se é assim você deve ter visto nas feiras artesanais umas garrafinhas recheadas com areia colorida formando desenhos variados. As areias coloridas originais são de Morro Branco; no labirinto e você poderá comprovar a variedade de cores que a areia pode ter.

Onde ir em Morro Branco ?


O Labirinto é um lugar fantástico, no meio das dunas, com um cenário inesquecível. O calor e o silêncio fazem você sentir-se num outro planeta. Em alta temporada chegue bem cedo; os ônibus com milhares de turistas barulhentos começam a chegar a partir das oito da manhã. Ai diga adeus à solidão e ao silêncio do local.
Inúmeros guias mirins oferecerão seus serviços por quantias bem módicas. Não é necessário nenhum guia para conhecer o local, já que não é bem um labirinto (você não vai se perder), mas se quiser ouvir histórias um tanto exageradas e fantasiosas contrate um dos garotos.
Não é necessário alugar buggy para chegar até a entrada, que fica muito próxima da entrada da praia de Morro Branco.






Praia das Fontes

Localizada no município de Beberibe, no Litoral Leste, a 80 quilômetros de Fortaleza, se completa num grande cenário, palco de filmes e novelas que fizeram de suas imagens um capítulo de sedução. A paisagem é deslumbrante. De um lado, as águas cristalinas que brotam das falésias (responsáveis pelo nome da praia) e, do outro, os verdes mares do litoral cearense, que servem de fonte de renda para os pescadores.

As velas das jangadas reforçam o primitivismo do lugar, que abriga um pedaço do paraíso e tem o turismo como principal atividade econômica. O percurso entre as duas praias é de seis quilômetros e pode ser feito em caminhadas ou nos passeios de buggies. Para receber os turistas, a praia conta com bons hotéis, restaurantes e barracas. O ponto de atração é o Parque das Fontes, com música, dançarino e show de humor.



A praia de Redonda

fica na latitude 4° sul e 37° longitude oeste no Nordeste do Brasil, litoral leste do Ceará, no município de Icapuí, a 50 km de Aracati e 200 km de Fortaleza.
Para Mossoró no Rio Grande do Norte são 80 km e para Natal 350 km de distância.
Ambos, Fortaleza e Natal, têm vôos diretos para Europa.

Neste litoral quase sempre tem muito sol e pouca chuva, a temperatura mais ou menos 30° C, com uma brisa morna e constante do Atlântico. O município de Icapuí tem 64 km de praia lisa e bonita, beirada por dunas, falésias e pedras multicoloridas com algumas grutas.

O município de Icapuí tornou-se independente de Aracati em 1985. As principais fontes de renda são a pesca de lagosta, colheita de caju e coco, e extração de sal. Até 2004 o município foi administrado pelo PT, que logo desde início deu ênfase à saúde e educação.

Redonda, que fica uns 20 km norte da sede municipal, Icapuí, é uma praia de pesca com quase 3000 habitantes, que desde 1960 vivem da pesca artesanal de lagosta. Infelizmente há alguns anos a lagosta está em extinção, o que tem causado uma crise econômico e social demorada.
Durante a época de reprodução da lagosta de janeiro até abril a pesca está proibida, e os pescadores recebem um salário mínimo por mês de seguro-desemprego, o que é nada suficiente, nem para a reprodução da lagosta, nem para o sustento dos pescadores.
As autoridades fazem pesquisas e tem várias especulações sobre quais atitudes precisam ser tomadas, enquanto a pesca ilegal continua sem muita fiscalização e a redução da lagosta está cada ano maior.



Divulgando uma Ótima banda do Ceará, Mafalda Morfina...