Ecoturismo

ECOTURISMO

O Ecoturismo contempla um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, cultural e social permitindo aos municípios e regiões avançar na capacidade produtiva favorecendo a melhoria das condições de vida da população.

O Vale Monumental do Ceará é um reduto de curiosidades e descobertas. Uma simples caminhada se transforma em uma aventura neste lugar,que oferece desde passeios por locas, cavernas intercomunicantes, trilhas, lagoas, açudes, "canyon", túneis, clareiras e escaladas em verdadeiras esculturas naturais que são os colossais monólitos, esculpidos pela erosão em formas surpreendentes, até fascinantes descobertas de misteriosas inscrições rupestres, vestígios arqueológicos de culturas antepassadas.




Trilha das Andorinhas

Essa trilha percorre o vale e o sopé da Serra do Padre, oferecendo uma visão panorâmica dos serrotes, cavernas, locas, flora e fauna típicas. A Trilha das Andorinhas é de uma belezacênica fora do comum. A natureza presenteia os visitantes com caprichos como a mudança de coloração das pedras de acordo com a insolação, fechando o dia com um pôr-do-sol mágico. E quando chega a noite, um céu incrivelmente estrelado, além de revoadas de vagalumes riscando o vale, ruídos noturnos da vida na natureza e um delicioso aroma.
Percurso: 1.450 m em 2 (duas) horas entre ida e volta.



Trilha do Letreiro

Através dessa trilha pode-se percorrer cenários típicos do sertão, passando por veredas de vegetação da caatinga, com paisagens distintas no verão e no inverno, como é conhecido o período chuvoso. Porém, o que desperta maior curiosidade, atrai pesquisadores e inspira a imaginação dos visitantes, é um importante sítio arqueológico.
Percurso: 3.800 m em 3 (três) horas entre ida e volta.


Trilha do Boqueirão

A paisagem dessa trilha é completamente diferente das outras. Uma seqüência de serrotes arrendondados, na frente dos quais existe um belíssimo Açude, perene e de água muito fria, tornou possível a formação de uma vegetação mais verde e densa no pé da serra, em qualquer época do ano. Se você é ligado em plantas e animais, esta é a trilha ideal.
Percurso: Aproximadamente 1.500 m em 3 (três) horas entre ida e volta.
Trilha do Olho D'água
O interessante dessa trilha é que ela oferece opção para a realizaçãode duas. A básica sai da sede do sítio até um olho d'água na serra, voltando em seguida para o ponto de partida. E a outra continua do olho d'água, seguindo para o cume da Serra do Caboclo, de onde a extraordinária beleza da paisagem pode ser vista em toda a sua amplitude, e volta para o sítio. Além disso, fora do percurso das trilhas, mas bem próximo do sítio, podem ser encontradas algumas inscrições rupestres em uma pedra, perto da margem do rio Quixeramobim.
Percurso: Vai de 3.200 m a 5.200 m, dependendo da trilha.



Trilha da Barriguda

A trilha se estende pelo vale e oferece muitas opções de lazer, entre passeios, banhos e atividades ambientais. Destacam-se a vegetação de grande porte e a presença de monólitos, esculpidos pela erosão em formas surpreendentes e fantasmagóricas.
Percurso: 1.280 m em 3 (três) horas entre ida e volta.



Trilha Cabeça do Gigante

A prática de montanhismo em todos os níveis, profissional e amador, incluindo aqueles que nunca se arriscaram a tentar, e a exploração de cavernas, tornam a Trilha Cabeça do Gigante extremamente atraente. Além da beleza cênica da região que é toda rodeada por serras, um pôr-do-sol mágico é um dos maiores presentes da natureza.
Percurso: 1.600 m em 2 (duas) horas entre ida e volta.

Divulgando uma Ótima banda do Ceará, Mafalda Morfina...