Messejana e sua História

Messejana é um bairro de Fortaleza, localizado na zona sudeste da cidade. É um é bairro rico em fatos históricos e no qual nasceram, entre outras, as seguintes personalidades: o escritor José de Alencar, ex-presidente Humberto Castelo Branco. A antiga Paupina, é ainda o berço da banda Big Brasa, um grupo musical famoso nos anos 60 em Fortaleza

Etmologicamnte o toponimio Messejana origina-se do árabe masjana, que significa prisão ou cárcere. Mas antes se chama-se Messejana esta aldeia dos Potyguara, chamava-se Aldeia de São Sebastião de Paupina.

Antes das chegada dos portugueses com as missões militares e religiosas, neste local habitavam dos índios Potyguara. Em 1607, os padres Jesuítas Francisco Pinto e Luís Figueira, durante a jornada no Ceará rumo ao Maranhão, mantiveram contatos com os Potyguara e no local onde este tinham suas habitações, este nomearam de São Sebastião da Paupina. Messejana foi indicado no primeiro mapa do Ceará, feito por por João Teixeira Albernaz, o velho. Em 18 de março de 1663, a então aldeia Potyguara foi oficiamente denomida de Aldeia de São Sebastião da Paupina.

Os Jesuítas, foram responsável pela urbanização de Messejana. Por exemplo, eles construiram a primeira capela neste local, a qual seria a base da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1759, com a expulsão dos Jesuítas do Brasil na era Pombalina, esta vila passou a ser chamada Vila Nova de Messejana da América.

Nos séculos XVII, Messejana viveu de progesso e teve uma importante função econômica dentro do Ceará, pois serviu de via de seu escoamento de gado na época da carne de sol e charque. Deste período ainda existem vestígios da Estrada Parangaba-Messejana(hoje Paranjana) e a Estrada do Fio. Mais tarde no século XIX, esta foi uma das vias de escoamento do algodão vindo das regiões Jaguaribana e Sertão do Central, que foi exportado via o Porto de Fortaleza.

Em 1836, é inaugurado o Cemitério Público de Messejana. Hoje este é o cemitério mais antigo de Fortaleza.

Em 1921 Messejana sofre uma transformação que teve repercussão até até os dias de hoje. O então governador do Ceará, Justiniano de Serpa, rebaixou o município de Messejana a distrito e este é anexado à Fortaleza.

Messejana nos dias de hoje

O bairro é conhecido também pela Lagoa da Messejana, onde há uma estátua representando a personagem Iracema, da obra de José de Alencar. Outros lugares e instituições referênciais do bairro são: o Hospital de Messejana(construído em 1930 pelo arquiteto Emílio Hinko), Hospital de Saúde Mental de Messejana, Vila Olímpica de Messejana, Terminal integrado da Messejana e a própria casa onde nasceu José de Alencar, transformada hoje em museu. Messejana também é conhecida pela Feira de Messejana, uma das maiores feiras de Fortaleza que acontece todos os domingos.

Em Messejana encontramos diversos escolas, entre eles destacamos os Colégios José de Barcelos, Paulo Benevides e Liceu de Messejana.


Em breve, postarei os pontos turisticos e históricos de Messejana, Lugar de visita obrigatória para quem visita o Ceará!!!!

Divulgando uma Ótima banda do Ceará, Mafalda Morfina...