UFC Vai adotar ENEM como fase única!

Essa noticia nao tem muito a ver com Turismo, mas como afetará mais de 100 mil estudantes cearenses por ano (inclusive eu) axei interessante postar.A UFC é uma das maiores universidades do país e tem um vestibular muito concorrido.

Por indicação da maioria do Conselho Universitário (Consuni), 46 votos contra 31, a Universidade Federal do Ceará (UFC) passa a adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único processo seletivo e em fase única para ingresso do estudante do Ensino Médio a partir do ano de 2011. Ou seja, as primeira e segunda fases até então adotadas não existem mais.

A decisão foi anunciada em entrevista coletiva, ontem à tarde, na Casa José de Alencar. A notícia seria dada pela manhã, mas, devido ao tumulto causado por estudantes - que invadiram o prédio da Reitoria, no Benfica, aos gritos e exigindo o fim da votação pela manhã -, isso não foi possível. A medida vai atingir cerca de 100 mil estudantes secundaristas, segundo a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Era uma questão de tempo o anúncio oficial pela adesão ao Enem, porque o reitor da UFC, Jesualdo Farias, já contava com o apoio da ampla maioria dos integrantes do Conselho Universitário, instância máxima deliberativa da universidade federal.

Das 15 unidades acadêmicas, apenas o Centro de Ciências mostrou-se parcialmente contra a adoção do Enem como processo seletivo da UFC, alegando precisar de mais tempo para avaliar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O parecer da Coordenadoria de Concursos (CCV) seguiu o relato do coordenador do Campus de Quixadá, Ciro Nogueira Filho, e do próprio conselho.

Respaldo
"Fizemos tudo apoiados nos respaldos político e jurídico da universidade, pelos conselheiros, estudantes, Associação dos Docentes da UFC e comunidade acadêmica", ressaltou o reitor, justificando o adiamento do anúncio da decisão pela manhã. "Infelizmente, não pudemos realizar a reunião deliberativa, porque fomos impedidos por um grupo de estudantes, que inviabilizou a leitura do documento", disse Jesualdo.

Com essa decisão, completou Jesualdo, a seleção passa a privilegiar as habilidades e as competências do aluno em vez do excesso de conteúdos. Ele explicou que ajustes serão feitos ao longo do processo para corrigir possíveis problemas, mas que não era possível adiar mais uma decisão que já vinha sendo planejada há mais de um ano.

A promessa é de que, em 90 dias, sejam apresentados detalhes sobre as provas e como será o preenchimento de vagas. Com a decisão, a UFC é a sexagésima instituição a aderir ao Enem como processo seletivo. Para o vice-reitor da UFC, Henry Campos, a decisão vai ao encontro de um esforço nacional de qualificação do ensino público. "Há algum tempo, quando falávamos no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), éramos criticados. Hoje, o programa é um grande sucesso", enfatizou o vice-reitor.

Com referência às críticas sobre o preenchimento de vagas de estudantes de outros estados, o reitor argumentou que o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é um dos casos nos quais a democratização do acesso é o melhor caminho. "Os cearenses estão entre os mais aprovados no ITA. Copiamos tantas coisas da Europa e da Ásia, por que não irmos ao encontro de um modelo inclusivo?", questionou o reitor.

O QUE ELES PENSAM
Opiniões a favor e contra o Enem na UFC

"Sou a favor, porque este processo é um estímulo à melhoria da qualidade dos ensinos Fundamental e Médio. É um mecanismo indutor do desenvolvimento da educação, e precisamos perceber o quanto esta decisão vai ajudar no crescimento coletivo do País. Acho que a invasão pelos estudantes não contribui com o processo democrático na discussão do tema. Tenho acompanhado os debates, e o novo sistema poderá ser decisivo para darmos um salto de qualidade na educação deste País. Espero que possamos pensar, refletir e perceber que esta mudança se faz necessária."

Ivonete MaiaJornalista


"Infelizmente, não tivemos tempo suficiente para discutir estas mudanças, que vão mexer radicalmente não apenas com o sistema de seleção, mas aumentar ainda mais a exclusão e as diferenças de oportunidades para os estudantes mais pobres. Também não tivemos a chance de reunir mais representantes da classe estudantil para o debate. Faltou mais democracia na discussão e na condução do assunto. De última hora, foi criado um conselho de entidades para dar apoio a esta decisão da UFC, mas estamos querendo prolongar o debate para que realmente seja uma decisão amplamente discutida."

Natália CastilhoEstudante

Divulgando uma Ótima banda do Ceará, Mafalda Morfina...