Dica ao Turista: Índice extremo de raios UV em Fortaleza

Não é à toa que o fortalezense enfrenta dias quentes, de "fritar ovo na calçada". Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), desde janeiro a temperatura média da Capital cearense está acima 1,5% de sua normalidade (média histórica de 27,3ºC). A falta de nebulosidade piora a sensação de calor quase insuportável, abafo, de desconforto. Não é só isso.

De acordo com a empresa paulista Somar Meteorologia, o dia de ontem demonstrou isso. Às 10 horas, em Fortaleza, os raios ultravioleta (UV) chegaram à condição extrema de radiação (14). Em outras 11 capitais do País, os índices ficaram 11 e 14, numa escala cujo máximo corresponde a 14.

Além da Capital cearense, Brasília, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal, Palmas e Recife atingiram o extremo de radiação solar.

O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de doenças como o câncer.

Na avaliação do meteorologista, David Ferran, os dados não surpreendem, já que Fortaleza está muito próxima da Linha do Equador e registra raios UV altos, principalmente entre 11h e 14h. "A não ser em dias muito nublados", afirma. Para evitar problemas causados pelos raios UV as pessoas devem evitar exposição ao sol.

Mas quando for necessário, orienta a dermatologista Simone Peixoto, é obrigatório usar protetor solar e roupas com cores claras, que refletem a radiação diminuindo o contato dela com a pele.

Indiferentes ao perigo, muita gente esteve nas praias nos horários menos indicados. Exemplo da estudante Ângela Sobrinho, de 25 anos, que caminhava na Avenida Beira-Mar, às 15 horas, sob um sol de "rachar". "Faço isso quase todos os dias".

A recepcionista paulista, Valéria Gomes, pegava "um bronze" desde o meio-dia. "Passo protetor 60", tentou explicar. Ela estava acompanhada do estudante Victor Matos.

O vendedor ambulante, Marcelo Nascimento, confessa que trabalha na Praia do Náutico sem se importar em proteger a pele. "É o jeito".



Como também fui vitima do calor de Fortaleza tou aqui mostrando pra vocês a minha curtição na cidade a noite....praça de Messejana e sem sol, pq meus braços tao todos queimados.......

Abraço e ate a proxima

Divulgando uma Ótima banda do Ceará, Mafalda Morfina...