FERIAS NO CEARA

A programação Férias no Ceará, do Governo do Estado, inicia hoje sua nova temporada. Até 7 de fevereiro, serão 40 shows, mantendo o pop-rock como principal destaque, mas também enveredando por outras sonoridades

O projeto, que promove shows em espaços como praças, parques e anfiteatros, inicia hoje sua nova temporada. As primeiras apresentações acontecem em Itapipoca, com a banda cearense Locomotiva e o grupo mineiro Jota Quest. De amanhã a domingo, o pop da banda de Rogério Flausino segue para Quixeramobim, Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Na capital, os shows mais uma vez terão como espaço o Parque do Cocó. O pop-rock segue dando o tom da maior parte da programação, com artistas e bandas de visibilidade nacional se apresentando a cada final de semana - contando com diferentes nomes locais responsáveis por cada show de abertura. As próximas atrações serão Nando Reis, os grupos NX Zero e Skank, Lulu Santos e a banda Biquíni Cavadão.

Entre os grupos da cena cearense encarregados das apresentações de abertura de cada noite, estão bandas com uma maior trajetória na noite de Fortaleza, como O Verbo e Locomotiva. Outros grupos vêm ganhando destaque nos últimos anos, como a Groovytown e o Soul Pop. Foram convocados ainda cantores e compositores de diferentes gerações, como Serrão Castro e Edu Portela.

Mas o cardápio de 40 shows oferece opções mais diversificadas. O carioca Arthur Moreira Lima retorna ao Ceará com seu piano itinerante. A cantora Fhátima Santos se apresentará em uma programação intitulada "Ceará em Jazz e Bossa", com abertura do grupo Aguardente Blues. A banda Tribo de Jah acrescenta o reggae aos ritmos contemplados pelo projeto, que também trafega pela música erudita, com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Realizado pelo Governo do Estado, "Férias no Ceará" é coordenado não pela Secretaria de Cultura, mas pela Coordenadoria de Eventos, ligada à Casa Civil. "Quando se pensou esse programa, foi muito no sentido do turismo, de incentivar o turista que está aqui a conhecer outros municípios, além das praias. Por isso, acredito que a execução ficou com a gente, pelo know-how que temos na execução de vários eventos do governo, de várias secretarias", justifica a coordenadora Sônia Braga. "Mas acho que o secretário Auto Filho também não vai reclamar não", acrescenta, bem-humoradamente, citando o titular da Secult.

Citando um investimento total de R$ 4 milhões de reais nesta edição do projeto, a coordenadora argumenta que a iniciativa vem alcançando os resultados esperados. "É um sucesso, tanto externo, para os turistas, quanto internamente, dentro do turismo local. No show do Jota Quest em Viçosa do Ceará, em julho, você via ônibus de vários municípios. E as pousadas lotadas", exemplifica, chamando atenção para oportunidades abertas às bandas locais.

"Grupos como o Soul Pop, com meninos de bairros, sem nenhuma característica pejorativa, distantes aqui do Centro, da Aldeota, já fizeram vários shows, tocam em vários lugares, têm música tocando em rádio", ressalta. "Temos a Groovytown, que já foi tocar na Garagem do Faustão, e a Locomotiva, que foi escolhida pela TV Diário como a melhor banda de pop do Ceará".

Divulgando uma Ótima banda do Ceará, Mafalda Morfina...