Fortaleza está pronta para a festa da virada


Seja na orla ou em bairros, como Messejana e Conjunto Ceará, o dia de ontem foi para terminar os preparativos

Houve ensaio dos fogos, passagem de som com Zeca Pagodinho, uma das atrações na festa da virada do ano em Fortaleza, revisão do trabalho de monitoramento de câmaras de segurança. Após os últimos acertos, por todo o dia de ontem, o Réveillon no Aterro da Praia de Iracema entra, agora, na contagem regressiva, prometendo reunir cerca de 700 mil pessoas.

Embora a Prefeitura tenha preparado festas também em bairros como Messejana, Conjunto Ceará e Barra do Ceará, o fato é que o evento, que tem atraído turistas para a Capital nesse período, tem como principal ponto de convergência as praias de Iracema e do Futuro.

De acordo com o coordenador de eventos da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Bruno Menezes, a perspectiva é que a Capital não apenas confirme ser a segunda do País - perdendo apenas para Rio de Janeiro -, como produto turístico para o fim do ano, mas também a terceira maior festa em concentração de pessoas.

Preparação

Pela manhã, sob olhares atentos de curiosos, os serviços se concentraram nas baterias de fogos. O show pirotécnico, que deve consumir 20 toneladas de fogos e durar 16 minutos, será acionado a partir do espigão, localizado a um quilômetro do aterro. "Os fogos serão acompanhados por músicas", disse o coordenador de eventos.

Segurança

A exemplo do Réveillon de 2009, a Prefeitura espera que a virada do ano na Praia de Iracema seja tranquila. Por isso, serão mobilizados 1.382 homens, entre guardas municipais, policiais civis e militares e segurança privada. Também estarão posicionadas 34 câmeras.

Bruno Menezes disse que outra preocupação é a mobilidade de deficientes físicos e cadeirantes. Para tanto, haverá um acesso especial, que não passa pela areia, além de alguns banheiros adaptados e intérpretes da linguagem de libras.

Ambulâncias, para serviços de socorro, ficarão estacionadas por trás do palco. Haverá ainda estandes de órgãos públicos, como o Juizado de Menores e Corpo de Bombeiros.

Na festa, que terá como atrações o sanfoneiro Waldonys, os cantores Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Zeca Pagodinho e Margareth Menezes, além da banda Forró do Muído, foram gastos cerca de R$ 4,5 milhões, incluindo patrocínios. Os shows começam às 19 horas.

Praia do Futuro

Na Praia do Futuro, o Réveillon também promete ser agitado. Em algumas barracas, foram concluídos, ontem, os acertos para diversos shows, queima de fogos, serviços de bufê e até atendimento especializado para as crianças.

Divulgando uma Ótima banda do Ceará, Mafalda Morfina...